Voltar às notícias
Geral

Luís Martins Mota recebe a única Chave de Honra do Município de Lagoa

ABR 2026

Numa cerimónia no Convento de Santo António, o feriado municipal do concelho de Lagoa, realizado dia 11, foi assinalado por um momento de homenagem ao antigo Presidente da Câmara Municipal de Lagoa e empresário, Luís Alberto Meireles Martins Mota, que recebeu pelas mãos do Presidente de Câmara, Frederico Sousa, a Chave de Honra do Município, o mais alto galardão municipal e que, segundo nota da autarquia, isa reconhecer o seu notável percurso, a visão estratégica e o contributo determinante para o desenvolvimento do concelho.

“Mais do que obra feita, o Eng. Luís Martins Mota deixa-nos um legado de seriedade, proximidade e dedicação, que perdura na memória colectiva dos lagoenses e que ainda hoje continua a inspirar gerações pelo seu exemplo de governação próxima, atenta e comprometida com o futuro. O Engenheiro Martins Mota foi um visionário que soube interpretar as necessidades do seu tempo, antecipar os desafios e trabalhar, com determinação, em prol do progresso da Lagoa”, acrescentou o autarca.

O Eng.º Luís Martins Mota, através de palavras proferidas pelo seu neto, Tomás, expressou a sua profunda gratidão pela atribuição da Chave de Honra do Município de Lagoa, sublinhando o significado especial da distinção na terra que sempre procurou servir com dedicação e humildade.
Recordando o seu percurso autárquico, destacou o compromisso com o desenvolvimento integrado do concelho e a melhoria das condições de vida dos lagoenses, defendendo que o progresso se constrói “com todos e para todos”, tendo ainda deixado uma palavra de reconhecimento às entidades municipais pela distinção atribuída, dedicando-a à Lagoa, a todos os que com ele colaboraram ao longo do seu percurso e a quantos contribuem diariamente para o desenvolvimento do concelho.

No percurso político e autárquico, foi Deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Presidente do Partido Socialista dos Açores e exerceu funções como Presidente da Câmara Municipal de Lagoa entre 1990 e 2005. Durante esse período, desempenhou também os cargos de Presidente do Conselho de Administração da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores e de membro do Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses.


Os seus quinze anos de mandato como Presidente da Câmara Municipal, ficaram marcados pela concretização de projectos estruturantes nas áreas do saneamento básico, habitação, requalificação do parque escolar, criação de infraestruturas desportivas, incluindo as piscinas municipais, ampliação dos Paços do Concelho, requalificação urbanística, melhoria da rede viária e modernização administrativa, através da informatização e descentralização dos serviços municipais.


Destacou-se, de forma particular, o seu papel como impulsionador do Tecnoparque, que actualmente se afirma como polo de desenvolvimento económico, inovação e empreendedorismo.


O reconhecimento público do seu mérito traduziu-se, em 2005, na atribuição da Medalha de Ouro do Município de Lagoa e na atribuição do seu nome a uma das principais artérias de acesso ao concelho. Mais recentemente, em setembro de 2025, foi homenageado pela Associação Nonagon, com a atribuição do seu nome ao Auditório do Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, como referido no documento disponibilizado pela autarquia.

Fonte: Correio dos Açores

Partilhar